quarta-feira, 27 de abril de 2011

Fotojornalismo


 O repórter fotográfico é um repórter que, em vez da escrita, utiliza imagens para relatar acontecimentos. Suas fotografias contam histórias sem palavras. Na maioria dessas fotos, ele usa técnicas muito semelhantes às fotografias instantâneas (onde os fotógrafos ‘flagram’ cenas). O fotógrafo regula a câmera antes em função das condições predominantes da luz, escolhe uma velocidade em torno de 1/125 seg., que paralisa a maioria dos movimentos normais, e uma abertura relativamente pequena, para alcançar boa profundidade de campo.             

 Dessa maneira, o fotógrafo já fica preparado, e livre para concentrar-se no seu assunto e para prever e registrar ações mais significativas. 

 Atualmente, matérias jornalísticas destacam-se com a presença da fotografia.

 A fotografia jornalística pode ser classificada em alguns gêneros, como fotografia esportiva, cultural e a mais importante, a fotografia social. A fotografia social inclui além da fotografia política, e econômica, as fotografias de fatos gerais dos acontecimentos da cidade, do Estado e do País, incluindo a fotografia de tragédia, e a fotografia de guerra.

 Através do fotojornalismo, a fotografia pode exibir toda a sua capacidade de transmitir informações. Essas informações são transmitidas pelo simples enquadramento escolhido pelo fotógrafo diante do fato. 




Referência:
O prazer de fotografar - Abril Cultural
http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotojornalismo

Um comentário: