sexta-feira, 22 de abril de 2011

Fotografando com efeito de velocidade


 Um objeto relativamente nítido contra um fundo borrado transmite efetivamente uma sensação de velocidade. Para conseguir esse efeito, você tem de acompanhar o motivo (objeto) com a câmera durante a exposição. Essa técnica concentra a atenção do observador no motivo principal e não nas coisas em volta. É uma das técnicas que exige mais habilidade do fotógrafo, e seu resultado nem sempre é previsível. O movimento da câmera deve ser suave e o motivo mantido na mesma porção de área do visor durante todo o tempo de exposição.

 A prática é essencial. Se estiver fotografando uma ação que se repete, como uma criança numa gangorra, acompanhe a ação diversas vezes antes do disparo, para sentir o ritmo do movimento.

 Essa técnica requer uma velocidade de obturador baixa e por isso é adequada a situações com pouca luz. É geralmente difícil obter esse efeito com uma velocidade de 1/125 ou mais alta, e é impossível evitar um leve movimento vertical na câmera se usada a velocidade mais baixa que 1/15segundo. Um tripé seria útil, para diminuir a possibilidade de a câmera trepidar.

 Como regra geral, quanto menor a velocidade do objeto, mais tempo de exposição será necessário.

Adaptado de “O prazer de fotografar” – Abril Cultural 
Foto por Carlos Roberto




Nenhum comentário:

Postar um comentário