terça-feira, 3 de maio de 2011

Fotografando gente



 A imagem mental que formamos de uma pessoa é uma imagem caleidoscópica, ou seja , dependendo do ângulo muda-se o que se vê. Gravamos seu jeito de andar, de falar, sua aparência e o que a pessoa significa para nós. Em geral, essas impressões vão se acumulando aos poucos durante um período de tempo, na medida que vamos conhecendo a pessoa. Um retrato, no entanto, retém o tempo, de modo que uma unica imagem estática tem de funcionar como uma metáfora de movimento. Isso é um enorme desafio para o fotógrafo.

 Para se conseguir um bom retrato, é preciso saber isolar aquelas características que revelam a singularidade de  um indivíduo. As vezes, o elemento decisivo é uma expressão facial transitória, outras vezes pode ser o jeito da pessoa se vestir ou até sua pose típica. Mais frequentemente são vários os elemento que se conjugam num dado momento para sintetizar visualmente uma personalidade.

"Há um breve momento em que tudo que se passa na mente alma e espírito de um homem, pode estar refletido em seus olhos, suas mãos, sua atitude. Esse é o momento a registrar. Esse é o fugidio momento da verdade."  - Yousuf Karsh


 O fundo, o ambiente, ou qualquer adendo que você escolha poem exercer um papel decisivo no que se quer transmitir. Por exemplo, voce pode querer fotografar uma criança entre seus brinquedos, ou velhos amigos jogando xadrez. Fundos simples (como um céu, uma parede, ou um fundo infinito de papel) concentram a atenção no modelo. Voce pode eliminar fundos confusos, se fotografar bem de perto, enchendo totalmente o campo da foto com o motivo, ou ajustando a profundidade de campo de forma que apenas o motivo fique bem focado. 


 O ponto de vista à altura dos olhos é geralmente o melhor dos retratos. Pontos de vista incomuns (de cima ou de baixo) podem produzir distorções faciais desagradáveis. Um ponto de vista muito alto faz com que a cabeça fique exageradamente grande e o corpo anormalmente pequeno. E um close feito de baixo faz o nariz,  a boca e o queixo ficarem muito proeminentes. Em algumas situações pode-se fazer isso, para criar algum determinado efeito. 


 Nada é mais importante num retrato do que a iluminação. Dependendo de seu ângulo, intensidade e difusão, a luz pode enfatizar alguns traços e suavizar ou mesmo eliminar outros. A luz mais indicada para retratos é uma fonte colocada ao lado e um pouco acima na câmera. A iluminação lateral descobre texturas da pele, do cabelo e das roupas que podem ser reveladoras em relação à pessoa. E o que é mais importante, essa luz produz sombras que dão aparência  de volume e tridimensionalidade ao motivo. 


Adaptado de "O prazer de fotografar"  - Abril Cultural
Fotos de Sebastião Salgado e Jill Krementz

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