sexta-feira, 10 de junho de 2011

Texturas

A textura acrescenta uma forte impressão de qualidade à fotografia, por estimular diretamente nosso sentido do tato, revelando a natureza da superfície.
 Olhando para a fotografia de uma corda ou de um ovo, reagimos à características tateis desses objetos e sentimos sua tridimensionalidade. Eles não são mais apenas formas bidimensionais, agora são conhecidos como volumes, pois já transmitem a dimensão de profundidade. Ao dar essa sensação de solidez, a textura ajuda a transmitir a impressão de peso e volume de um objeto, bem como sua maciez ou dureza, suavidade ou aspereza.
 Mesmo sendo mais revelada nos closes, a textura também pode ser trasmitida com impacto a partir de um ponto mais distante, como na imagem abaixo, onde podemos sentir a textura das pedras, do tronco da árvore, e até mesmo das folhas. 


   Se usarmos a luz mais dura, forte e lateral, destacaremos mais as texturas. A luz mais difusa, indireta e suave suavizará uma textura ou poderá fazer com que desapareça.  Usando corretamente texturas podemos fazer com que a pessoa que veja a foto sinta aquele objeto ou imagine aquela cena através da sensação transmitida através da imagem. 

Um comentário: